
Quando ouviu músicas de tradição folclórica e popular da Hungria pela primeira vez, em 2008, o violinista e musicólogo Ivan Fritzen Andrade soube que nunca mais seria o mesmo.
Inspirado por Béla Bartók, em 2016 tornou-se mestre em musicologia pela UFRGS e, no ano seguinte, fundou o Baxtale! – Grupo de Pesquisa em Música Romani, primeiro e único ensemble latino-americano especializado na música folclórica romani da Hungria.
Referência sobre o tema no Brasil, Ivan apresentou cursos e palestras acerca da música cigana húngara no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e Casa Mário de Andrade.
Em 2023 criou a Banda Húngara de São Paulo, com o objetivo de interpretar canções populares em língua húngara de diferentes épocas e gêneros.
O grupo fez sua estreia em setembro de 2023 com um concerto comemorativo ao "Dia da Canção Húngara", em que apresentou sucessos de bandas como Quimby, Republic, Bagossy Brothers Company, Ghymes, 4S Street, bem como, de compositores como Tamás Cseh & János Másik, László Kollár-Klemencz, Zorán e Zoltán Beck.
No mês seguinte, o duo do grupo, formado por voz/violino e piano, apresentou um recital intimista no auditório do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
